Quer saber como fazer bolinho de chuva? Pois bem. Esta é uma das receitas imprescindíveis daquele caderninho de culinária das avós, não é mesmo? É um dos nomes mais destacáveis da gastronomia que representa conforto e afeto. É o prato preferido dos dias de chuva, quando em reunião com os familiares!
E antes de aprender a como fazer bolinho de chuva, que tal conhecer um pouco sobre a lenda? Diz-se que, em uma tarde de chuva, as crianças estavam se sentindo um tanto tristes porque não podia sair brincar lá fora. Dessa forma, percebendo a situação, a mãe das crianças criou alguma ideia que pudesse mantê-las entretidas e, ainda, que pudesse encher suas barriguinhas. Foi assim, portanto, pelo acaso, que nasceu o bolinho de chuva, cobertos de açúcar com canela e fritinhos.
Como fazer bolinho de chuva?
O bolinho de chuva é um tipo de especialidade da culinária portuguesa e também brasileira. A receita é elaborada com ovos, trigo, fermento e algum outro ingrediente especial. O bolinho é frito em óleo quente, e, em seguida, polvilham com açúcar e canela.
De modo geral, a proporção compreende, portanto, 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de leite para um ovo. Além disso, o ingrediente que falta é o fermento e deve ser misturado por último. Essa massa deve ser dividida entre bolinhas, com o auxílio de uma colher, antes de fritar.
Esse bolinho transformou-se na mais famosa receita brasileira, justamente por ser relembrado na série televisa do Sítio do Pica Pau Amarelo. A personagem Tia Nastácia é quem elaborava a receita para as crianças do enredo: Narizinho, Pedrinho e a Emília, a boneca de pano.
Receita de bolinho de chuva
Essa receita é a mais tradicional e pode encher a boca de água só de mencionar todo esse preparo. Confira, a seguir, tudo o que precisa para tornar, portanto, o fim de tarde nublado ou de chuva delicioso!
O que você vai precisar?
- dois ovos;
- 1/2 xícara (chá) de açúcar;
- 1 e 1/4 de xícara (chá) de leite;
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- uma colher (chá) de fermento em pó químico;
- óleo;
- canela e açúcar.
Como preparar?
A partir de um recipiente fundo, misturar todos os elementos até que se forme uma massa bem homogênea. Pegar com a colher um pouco da massa e pingá-la no óleo quente. Isso deve ser feito aos pouquinhos, até que doure bem. É preciso escorrer em papel que absorva, polvilhando o bolinho com canela e açúcar. O ideal é servi-lo, logo em seguida!
Bolinho de chuva simples
Esse bolinho de chuva é o mais simples de ser feito e o ideal, portanto, para as ocasiões de família!
O que você vai precisar?
- 1 ovo;
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado;
- 1 xícara (chá) de leite;
- uma colher (sopa) de fermento em pó;
- farinha de trigo até dar ponto para fritar;
- óleo.
Como preparar?
O ideal é colocar, primeiramente, o ovo com o açúcar e bater até que fique bem homogêneo. Acrescentar o fermento e o leite, batendo um pouco e colocando a farinha de trigo até que essa massa fique bem mole e consistente. Que ela não solte rapidamente da colher.
Caso seja de sua preferência, é possível, portanto, colocar o óleo em aquecimento, ao passo que bata a massa. Este óleo deve estar quente, mas não demais.
Dê início à fritura dos bolinhos, com o auxílio de 2 colheres, pegando um tanto da massa com a colher e auxiliando a outra, despejando a massa no óleo. O ideal é fritar até que fiquem moreninhos. Nem é preciso ficar virando os bolinhos, pois eles mesmos se viram no óleo. Depois disso, é só deixar escorrendo em papel que absorva e servi-los junto do café ou bebida de sua preferência.
Bolinho de chuva sequinho
Os bolinhos de chuva sequinhos são super fáceis de serem feitos e podem ser o xodó das melhores tardes frias de inverno. Quer saber, portanto, como deixar o bolinho de chuva bem sequinho? Confira a receita, a seguir!
O que você vai precisar?
- dois ovos;
- dua xícaras de farinha de trigo;
- uma colher de fermento;
- uma xícara de leite;
- 1/2 xícara de maizena;
- 4 ou 5 colheres de açúcar.
Como preparar?
Num recipiente, despejar os ovos inteiros e bater com a ajuda do garfo. Acrescentar aos pouquinhos o leite, o açúcar, o trigo e a maizena. O último ingrediente é o fermento. É muito importante mexer bem a receita. O ponto perfeito dessa mistura não é muito amolecida nem dura.
Despejar o óleo numa frigideira funda, com o quantitativo suficiente a deixar os bolinhos boiando. Deixar o óleo esquentar. A fim de que o bolinho não permaneça cru na parte interior, frite-o em temperatura baixa.
Com a ajuda da colher, colocar a massa em óleo. Assim que o bolinho dourar, significa que está no ponto. Após fritos, colocar os bolinhos em papel absorvente para que possa escorrer. Depois disso, passar o bolinho na canela e açúcar.
Um pouco sobre a história do bolinho de chuva
Não é só a história do bolinho de chuva, portanto, que é interessante! Em razão de que a canela está presente nessa receita, traz inúmeros benefícios que podem engrandecer as receitas com nutrição essencial para a saúde do organismo. Ainda, trata-se de um tempero que apresenta aroma único e delicioso.
A canela apresenta uma diversidade de propriedades benéficas para a saúde humana. O ingrediente tem sido considerado útil por muitos e muitos anos, como um tipo de medicamento natural para diversos problemas de saúde, bem como doenças específicas. Ela é obtida por meio das cascas internas de árvores da classe Cinnamomum.
Dentre os principais benefícios deste bolinho, podemos citar as suas propriedades que são:
- anti-diabéticas;
- antioxidantes;
- benéficas ao sangue;
- antimicrobianas;
- benéficas para o cérebro;
- anti-cancerígenas;
- melhoram a saúde e imunidade;
- anti-inflamatórias;
- combatem ao HIV;
- digestórias;
- fortalecem os dentes.
De modo geral, todos os ingredientes trazem um pouquinho de algum benefício para a saúde, não só a canela. Mas o mais importante, portanto, é que, além de ser delicioso, o bolinho transforma o dia de quem se reúne para tomar aquele café com bolinho de chuva!
Gostou das receitas? Compartilhe conosco a sua opinião!
Deixe uma resposta