Home / Receitas / Como‌ ‌fazer‌ ‌óleo‌ ‌de‌ ‌coco‌ ‌caseiro?‌ ‌Cuide‌ ‌da‌ ‌saúde‌ ‌com‌ ‌essas‌ ‌receitas!‌

Como‌ ‌fazer‌ ‌óleo‌ ‌de‌ ‌coco‌ ‌caseiro?‌ ‌Cuide‌ ‌da‌ ‌saúde‌ ‌com‌ ‌essas‌ ‌receitas!‌

Saber como fazer óleo de coco caseiro pode ser a solução para a saúde do seu organismo, mas principalmente para os seus cabelos. Quer saber porquê? Veja, a seguir algumas dicas infalíveis de cuidados capilares, principalmente.

como fazer óleo de coco caseiro 5

O óleo de coco é um tanto polêmico. Isto porque há quem diga que ele é 100% benéfico para a saúde e outros que não conseguem ver resultado positivo algum com os tratamento a base desse óleo. Fato é que muita gente vem se manifestando a favor dos cosméticos e produtos caseiros feitos com óleo de coco.

Como fazer óleo de coco caseiro?

Os procedimentos naturais com o óleo de coco tiveram consolidação em uma rotina de cuidados dos cabelos de brasileiros, atingindo quem é dona de fios ondulados, lisos ou crespos. Tanto para a umectação, quanto em hidratações de pontinhas apenas, o óleo de coco é a melhor opção para muita gente! Seus benefícios são visíveis a qualquer tipo de cabelo. O resultado são madeixas mais hidratadas, saudáveis e brilhosas.

como fazer óleo de coco caseiro 4

Para quem quer saber como fazer óleo de coco caseiro, a dica é mais simples do que se imagina. Há metodologias diferenciadas para a extração do óleo de coco do fruto. De forma independente do procedimento selecionado para produzir o óleo do coco, será necessário um quantitativo estimado de dez cocos para a obtenção de 3l do leite de coco. Em seguida, é que se pode fazer a extração de 150g do óleo de coco almejado.

Caso escolha por um quantitativo um tanto menor, há a possibilidade de fazer a receita com até 4 cocos, obtendo uma média de 50g do óleo. Mas antes de conferir a receita, veja os principais benefícios do óleo!

Benefícios do óleo de coco

Trata-se de um óleo comestível com extração do coco que apresenta inúmeras possibilidades de aplicação. É possível fazer uso na alimentação, bem como procedimentos estéticos para a pele e cabelos. Os benefícios desses triglicerídios é que conseguem ter absorção fácil pelo organismo, ainda mais pelo fígado, tendo conversão rápida em energia e não sofrendo acúmulo em formato de gordura.

Auxilia a diminuir a queda capilar

Este óleo tem uso desde muito tempo na Índia para o tratamento de cabelos. Diversos medicamentos de caráter orgânico tinham preparo com um mix de ervas da medicina e o óleo. Isto para atuar na prevenção da queda dos cabelos. Fazer a aplicação de uma mistura do óleo junto de suco de limão pode ajudar, proporcionando alívio para a queda capilar, bem como misturando o óleo de coco com groselhas.

Os fios necessitam de suavidade. Por isso, o óleo de coco é tão importante para os cabelos. Ele apresenta ação hidratante, atuando nos cabelos e revelando a aparência sedosa.

Mantém os fios brilhosos

Justamente pela penetração e selagem dos fios, é que o óleo de coco é capaz de proporcionar brilho e deixar os cabelos mais vitais, fazendo com que haja alinhamento e escamas mais fechadas.

Ajuda a melhorar a corrente sanguínea

Ao fazer a massagem do couro cabeludo com o óleo de coco, há uma melhora da oxigenação para essa área e, de forma consequente, há a oferta de nutrição para os fios capilares. Tal aspecto é capaz de tornar o óleo de coco uma opção excelente para aqueles que querem realizar o investimento no crescimento dos cabelos.

como fazer óleo de coco caseiro 3

Fornecimento de nutrientes

Os elementos antioxidantes naturais, bem como todos os nutrientes disponíveis neste óleo são capazes de entregar recursos que melhoram o exercício capilar e brilho. Há alto teor de vitamina E, ferro, vitamina K neste óleo. Ele é capaz de auxiliar no tratamento de caspa, impulsionamento o crescimento dos cabelos.

É válido ressaltar que a utilização excessiva do produto capilar pode provocar a ação contrária, elevando ainda mais os sinais das caspas. É importante pensar bem antes de realizar o procedimento, pois o excesso prejudica efetivamente os resultados.

Como usar óleo de coco no cabelo?

Em relação os fios crespos e cacheados, a maior indicação é que este óleo de coco tenha aplicação de forma direta nos fios, abundantemente, ao longo do processo de umectação. Isto faz com que os fios recebam uma quantidade poderosa de nutrientes, essencial para os cabelos ondulados e lisos. Em razão de se tratar de um produto oleoso, não tem indicação direta aos fios de mesma categoria.

Para tanto, o ideal é escolher entre as máscaras de hidratação, condicionador, shampoo e afins que tenham o óleo de coco em seus compostos. Se tiver fio liso ou ondulado com muito ressecamento, use o óleo puro em quantidade reduzida e somente nas pontinhas.

como fazer óleo de coco caseiro 1

Máscara capilar

Um dos modos mais comuns de utilizar o óleo de coco é fazendo o investimento em máscaras de cabelo que tenham o elemento em seus compostos. Ou ainda, é possível fazer a adição do óleo de forma manual em máscara de hidratação comum. Para tanto, colocar 2 colheres de máscara hidratante e 1 colher do óleo de coco em vasilhame, misturando bem.

Faça a aplicação nos fios ainda sujos e secos, mecha por mecha, ensopando os cabelos com o produto. É preciso aguardar uma média de meia hora e fazer a retirada do produto com água em abundância. Após isso, é só fazer a lavagem com shampoo e a finalização com creme condicionador.

Receita de óleo de coco natural

Como dito, anteriormente, é muito simples de fazer a receita em casa. Confira os ingredientes e como fazer óleo de coco caseiro, com as seguintes instruções:

  • três polpas de cocos médios sem a casca escura;
  • quatro xícaras de água do coco.

leite de coco caseiro

Como fazer?

Primeiramente, bater todos os elementos num aparelho liquidificador até que vire uma pasta. Coar com a ajuda de tecido ou coador feito de pano para não deixar resíduo. Colocar num pote de vidro e deixar descansando em ambiente escuro pelo tempo de 48h. Passar para garrafa de plástico pelo tempo maior que 6h em claridade.

Após isso, perceba que o óleo se localizará na parte de cima, sendo que os resíduos e a água seguem na parte debaixo. Para que a retirada seja mais fácil, colocar em geladeira até endurecer, cortando a garrafa e retirando todo o óleo.

Como consumir óleo de coco?

É possível usar o óleo misturando com demais alimentos. Para obtenção de resultados positivos em relação à saúde, consuma 2 colheres do óleo de coco diariamente, e preferencialmente o tipo extravirgem. Portanto, adicione o óleo nas saladas, nos sucos, café, chás e afins. Você pode também obter bons resultados na preparação de carnes, ovos e peixes com o auxílio do óleo de coco.

Gostou da receita? Compartilhe conosco a sua opinião!

About Como Fazer

Check Also

como fazer o cabelo crescer mais rápido 4

Como fazer o cabelo crescer mais rápido? 4 métodos infalíveis!

Quer saber como fazer o cabelo crescer mais rápido? Confira todas as dicas que preparamos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *