Home / Receitas / Como fazer uma resenha crítica? Anote essas dicas!

Como fazer uma resenha crítica? Anote essas dicas!

Quer saber como fazer uma resenha crítica? Com algumas orientações didáticas, você vai aprender rapidinho a elaborar esse texto. Veja e pratique todas as dicas que preparamos aqui!

Quando você precisar escrever uma resenha crítica, terá que prestar atenção em duas coisas principais: resumir e avaliar um texto. A resenha pode ser de um livro, capítulo, filme ou artigo de revista. Em geral, é solicitado que você leia o texto selecionado em detalhes ou veja o vídeo. Deve-se fazer isso a fim de apresentar uma avaliação racional e prática.

Ser crítico não significa simplesmente criticar de maneira negativa. Em vez disso, exige que você questione e apresente seu julgamento ou avaliação razoavelmente. Para escrever uma resenha corretamente, verifique as instruções em relação à formatação, critérios específicos da disciplina e outros requisitos.

como fazer uma resenha crítica 5

O que é resenha crítica?

Resenha é um texto que contém um breve resumo e uma crítica acerca de determinado assunto. Uma resenha é escrita com o objetivo de oferecer uma melhor compreensão de diversas obras que podem se caracterizar por:

  • Um filme;
  • Um livro;
  • Um artigo científico;
  • Outros tipos de obra.

As resenhas podem ser usadas para ajudar as pessoas a entenderem alguns tópicos sem ler um livro, ver um filme ou conhecer um documento. Elas são essenciais para quem quer descobrir sobre o que se trata determinada obra e ter, pelo menos, a visão geral explícita pelo conteúdo!

Como fazer uma resenha crítica?

Resenhas exigem planejamento e escrita cuidadosa, como qualquer outra tarefa. Estas dicas sugerem no que focar em cada etapa do processo. É preciso fazer a leitura adequada de todo o conteúdo escolhido para resenhar e prestar atenção nos seguintes pontos:

como fazer uma resenha crítica 4

Planeje sua abordagem

Leia atentamente as instruções de atribuição para:

  • Determinar seus critérios exatos;
  • Descobrir qual a proporção da sua resenha que você deve dedicar ao resumo e avaliação;
  • Saber se o resumo e a avaliação devem ser apresentados como seções separadas ou uma seção combinada.

Faça anotações

Leia o texto e faça anotações sobre:

  • A principal questão ou perguntas;
  • O objetivo do autor;
  • Os métodos utilizados;
  • A evidência fornecida;
  • As principais conclusões ou respostas;
  • As implicações e significado das descobertas.

Avalie o texto

Para avaliar o texto resenhado, faça da seguinte forma:

  • Julgue a qualidade ou o valor do texto;
  • Considere os méritos do texto no curto e no longo prazo;
  • Considere os méritos do texto em comparação com outros textos relacionados.
  • Ao avaliar o texto, você pode responder a algumas das seguintes perguntas:
  • A pergunta que o texto tenta responder é relevante, interessante, nova ou útil? Para quem e por quê?
  • O texto fornece novas respostas ou interpretações para uma pergunta antiga?
  • O texto é detalhado ou breve? Simples ou complexo?
  • As evidências apresentadas para apoiar a resposta são extensas? Fortes? Fracas? Relevantes? Persuasivas? Contraditórias?
  • As conclusões são finais, limitadas, qualificadas ou preliminares?

Escreva

Escrever tudo o que puder, seguindo as orientações:

  • Ao escrever e revisar sua resenha crítica:
  • Mantenha-se focado nos seus critérios de avaliação;
  • Leia o texto que você está revisando novamente para verificar se você cobriu tudo.

como fazer uma resenha crítica 1

Um modelo de resenha

Aqui está uma resenha sobre o livro O gato de Frankenstein que pode te auxiliar a analisar melhor a forma de escrever esse texto! Confira!

Apreciei o gato de Frankenstein por sua fascinante explicação sobre o assunto frequentemente desconcertante da bioengenharia e de suas ciências irmãs. Emily Anthes explica os vários lados da tecnologia moderna de hoje, como modificação de genes, clonagem, produtos farmacêuticos, prótese, etiqueta e rastreamento de animais e criogenia genética.

Este livro fornece um resumo completo dessas ciências complicadas sem ser chato ou simplesmente factual. Seus exemplos do mundo real nos levam a uma jornada da fazenda, para a loja de animais e depois da farmácia para o congelador. Você já se perguntou se o gato do bairro está espionando você? Leia o livro e descubra se isso é ficção ou fato. Que tal um besouro ciborgue zumbificado? O dinheiro pode comprar uma cópia quase exata do seu cão? E se comprar, ele pode ou não ter a mesma personalidade?

Emily Anthes faz você desejar mais informações. Ela faz você querer conhecer o futuro da flora e fauna da Terra, bem como a própria humanidade. Eu recomendaria este livro para qualquer pessoa que deseje um guia para o futuro da ciência e tecnologia biológicas. O Gato de Frankenstein é melhor lido à luz de um peixe que brilha no escuro, enquanto abraça seu cão clonado favorito e bebe um copo de leite geneticamente modificado.

como fazer uma resenha crítica 2

Exemplo de resenha crítica

Aqui está uma resenha do filme Em Busca da Felicidade, que também pode te auxiliar a escrever o texto! Confira!

Em Busca da Felicidade é um drama biográfico baseado na história de Chris Gardner, um homem que lutou pelos sem-teto nos Estados Unidos no início dos anos 80. O filme é dirigido por Gabriele Muccino e Fabricio Samaniego. Chris Gadner, interpretado por Will Smith, vende scanners de ossos para consultas médicas na cidade.

Você investiu todas as suas economias nesses dispositivos e deve vendê-los todos. Sem sucesso, a família está arruinada e sua esposa sai de casa, deixando Chris com seu filho (Jaden Smith). Will Smith é incrível neste drama. Ele mostrou que não é apenas um ator de ação e que é capaz de mais coisas. É a primeira vez que ele aparece na tela grande com seu filho do meio, Jaden, um garoto talentoso.
O relacionamento entre pai e filho é muito terno.

como fazer uma resenha crítica 3

Ambos passam por muitas dificuldades e, devido à tenra idade de seu filho, Chris camufla a realidade para ele. Os personagens sofrem um infortúnio após o outro, mas isso não impede o pai de lutar para proporcionar uma vida melhor ao filho. O filme recebeu apenas quatro indicações, três delas para Will Smith; Oscar, Globo de Ouro e prêmio da guilda de atores. Ao longo dos anos, foi reconhecido que o filme foi mal avaliado quando foi lançado e que Will merecia os prêmios.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião! Deixe um comentário!

About Como Fazer

Check Also

como fazer gelatina 6

Como fazer gelatina? Veja aqui as melhores receitas!

Não é nada difícil saber como fazer gelatina! O ideal é criar aquela sobremesa deliciosa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *